• MELHORIA DAS VIAS DE ACESSO E INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE ÁGUA NO SAMBO NAS PRIORIDADES DO GOVERNO DO HUAMBO


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, desenvolveu nesta quarta-feira (11.06.2025), no município do Sambo, uma intensa jornada de campo tendo identificado como prioridades do executivo, dentro das disponibilidades financeiras, a instalação de pequenos sistemas de água, construção de novas infraestruturas nos sectores da educação, saúde e o melhoramento das vias de acesso.

    Pereira Alfredo, disse que tratando-se de um antigo território comunal elevado a categoria de município, satisfaz a instalação dos serviços administrativos e suas direcções que estão a funcionar em pleno, apesar das dificuldades e a carência de infraestruturas na municipalidade, que não permitem acomodar outros serviços, e augura dentro das projecções do executivo ultrapassar nos próximos tempos, com a construção de mais equipamentos sociais.

    O governador Pereira Alfredo, que avaliou as obras de construção e apetrechamento de uma escola de 7 salas de aula, no âmbito do PIIM, orientou que se cumpra os procedimentos contratuais e a conclusão da empreitada que tem uma execução física avançada, até ao mês de Agosto próximo.

    "A antiga captação de água da vila municipal foi instalada em 2003, e encontra-se obsoleta, carecendo de um novo sistema, estamos a trabalhar para a instalação de pequenos sistemas de água, tendo em conta a baixa densidade populacional da região”, enfatizou Pereira Alfredo.

    Durante a sua jornada de campo, o governante visitou o centro de saúde da sede municipal, com capacidade de 20 camas e atendimento mensal de 2 mil pacientes, nos serviços de medicina, pediatria, consultas pré-natal, pav, puericultura e serviços de saúde comunitária, tendo reforçado o stock de medicamentos da unidade sanitária, para melhor assistência aos utentes.

    Pereira Alfredo, deslocou-se igualmente a missão católica do Sambo e constatou o estado da ponte sobre o rio gongola que liga a referida missão a sede municipal, e que neste momento está condicionar a circulação.

    Já o administrador do Sambo, Aristides Ukuessunga, valorizou a visita como um sinal de apoio e incentivo à administração local, destacando o impacto positivo da presença do governador nas metas da governação local.

    De realçar que a jornada de trabalho insere-se no compromisso do governo do Huambo em aproximar a administração das populações e potenciar o desenvolvimento sustentável nos municípios recém criados, como é o caso do Sambo.