• MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO FADA RECEBIDOS EM AUDIÊNCIA


    O governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, recebeu na manhã desta terça-feira (08.07.2025), na sala técnica do governo , uma delegação do Conselho de Administração do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), chefiada pela sua presidente, Felisbela Francisco, que se encontra no planalto central no âmbito dos preparativos do acto inaugural da sede regional da instituição.

    Durante a audiência, o governador Pereira Alfredo deu as boas-vindas à delegação e destacou a importância da escolha da província do Huambo para albergar os serviços regionais do FADA, uma decisão que representa um avanço significativo no apoio ao sector produtivo do planalto central e do Corredor do Lobito.

    “Há métricas que podem ser lançadas, entre elas a avaliação dos financiamentos já concedidos, a abertura de novos créditos aos operadores económicos, organizados em empresas ou cooperativas, a saída dos técnicos das habituais zonas de conforto para os campos de produção, bem como a melhoria da capacidade de comunicação”, recomendou o governador.

    Pereira Alfredo, reforçou ainda o compromisso do Executivo local em tirar o máximo proveito dos serviços que serão instalados e aproveitou a ocasião para convidar o Conselho de Administração do FADA a participar na Expo-Huambo, que será realizada em Setembro.

    Por sua vez, a presidente do Conselho de Administração do FADA, Felisbela Francisco, anunciou que a sede da instituição no Huambo será a primeira agência regional no âmbito da estratégia de desconcentração e descentralização da entidade, contando inicialmente com sete colaboradores, incluindo gerente, gestor de clientes, técnicos de campo e de originação.

    A responsável agradeceu o apoio do governo da província e revelou que está em curso o Programa de Aceleração da Agricultura Familiar, que já recebeu 47 manifestações de interesse, das quais 4 foram selecionadas. Acrescentou que serão financiados 23 equipamentos, avaliados em mais de 200 milhões de kwanzas.