O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, encontra-se desde hoje na província do Huambo, com o objectivo de orientar os trabalhos do 14.º Conselho Consultivo do sector, a decorrer nos dias 4 e 5 de Setembro, no CEFOJOR, sob o lema: “Meio Século a Garantir Vida, Energia e Esperança”.
À sua chegada ao Aeroporto Albano Machado, o ministro foi recebido pelo governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, que lhe endereçou as boas-vindas e destacou a relevância das infraestruturas que serão colocadas à disposição das comunidades.
O programa de hoje prevê a deslocação ao município do Ucuma, onde o ministro orientará a cerimónia de assinatura dos autos de consignação do projecto de electrificação dos municípios do Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Alto Hama, Londuimbale e do sector da Chipipa.
De seguida, João Baptista Borges, acompanhado pelo governador Pereira Alfredo, seguirá para o município do Bailundo, onde procederá à inauguração da Central Fotovoltaica, com capacidade instalada de 7,8 MW, equipada com mais de 15 mil painéis solares.
Ainda no quadro da jornada de trabalho, consta igualmente a deslocação ao município da Chicala Choloanga, para a inauguração da Rede de Distribuição de Energia, com uma extensão de 37 quilómetros, equipada com cinco postos de transformação aéreos, com potências entre 160 Kva e 250 Kva.
Integram a delegação ministerial, secretários de estado da energia, águas e representantes dos conselhos de administração de distintas empresas do sector.