• MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, URBANISMO E HABITAÇÃO AVALIA NO HUAMBO EXECUÇÃO DE PROJECTOS DE IMPACTO SOCIAL


    O Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, realizou no final da tarde desta segunda-feira 19 de Janeiro, uma jornada de campo, com o objectivo de avaliar o nível de execução física de importantes projectos de impacto social, com destaque para infraestruturas rodoviárias e habitacionais.

    Durante a jornada de campo, o governante supervisionou os trabalhos de construção da estrada em terra no troço Huambo–Calima–Gandavira, bem como as 200 habitações sociais em curso no bairro Lossambo.

    No final da jornada de campo, o Ministro que se fez acompanhar pelo Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, manifestou satisfação com o andamento da empreitada da Estrada Nacional n.º 358, adjudicada à empresa FC Empreendimentos, numa extensão de 46 quilómetros. A obra apresenta actualmente um grau de execução física de 33%, decorrendo em conformidade com as recomendações técnicas previstas no caderno de encargos.

    A agenda contemplou igualmente uma deslocação ao estaleiro das 200 habitações sociais, adjudicadas à empresa Raise Angola, onde o titular da pasta recebeu informações detalhadas sobre a execução da empreitada. Iniciadas a 24 de Julho do ano passado, as obras registam uma execução física de 55%, decorrendo a bom ritmo. Na ocasião, o Ministro realçou que o Huambo tem servido de exemplo na implementação do programa de auto-construção dirigida, sublinhando que o Executivo continuará a incentivar esta medida.

    No que respeita às prioridades para o Planalto Central, Carlos Alberto dos Santos referiu que estão previstas a construção e reabilitação de estradas, o lançamento das infraestruturas integradas da cidade do Huambo, programas de contenção de ravinas, bem como a edificação de habitações sociais, entre outras acções estruturantes.

    Por sua vez, o Governador da Província do Huambo, Pereira Alfredo, destacou a relevância das empreitadas em curso para o desenvolvimento da região, afirmando que a sua conclusão vai melhorar significativamente as condições de mobilidade, dinamizar as trocas comerciais e conferir maior dignidade às cidades.

    "São várias empreitadas que vão decorrer na nossa província, para além das infraestruturas integradas, a nova circular do Huambo, a reabilitação dos troços Cuima - Cusse, Gove- Chipindo, entre outras importantes infraestruturas que precisam ser recuperadas" referiu o Governador Pereira Alfredo, assegurando o o acompanhamento permanente do Executivo para o arranque das obras nos próximos tempos.

    A visita de trabalho terminou com a apreciação da empreitada de contenção e estabilização das ravinas do Bloco do Roma, junto ao edifício dos Bombeiros, numa extensão de 738 metros, considerada fundamental para a segurança e preservação das infraestruturas urbanas.