• MINISTRO VALORIZA AVANÇO NA EXECUÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS RODOVIÁRIAS NO HUAMBO


    O Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, constatou nesta terça-feira 20 de Janeiro, as obras de construção da Estrada Nacional n.º 120, no troço Cuima (desvio do Gove) – Chipindo, numa extensão de 56 quilómetros, um importante corredor de desenvolvimento que vai ligar as províncias do Huambo e da Huíla.

    Durante a jornada de campo o Ministro, na companhia do vice-governador para o Sector Técnico e Infra-estruturas Edgar Hilário, em representação do Governador da Província do Huambo, recebeu informações detalhadas sobre o andamento da empreitada, que se encontra com 25% de execução física.

    Com um orçamento superior a 65 mil milhões de kwanzas, a empreitada, a cargo da empresa Angolana, regista actualmente trabalhos de execução das camadas de base e de ligação (binder) para asfaltagem, bem como a impermeabilização da sapata S1 e do pilar P1 da ponte sobre o rio Cunene.

    Já na Estrada Nacional n.º 254, no troço Cuima -Cusse, foi feita uma avaliação do progresso das obras, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de Julho, faltando apenas a aplicação da camada de desgaste em cerca de 15 quilómetros da via.

    No final da jornada de campo, Carlos Alberto dos Santos, mostrou-se satisfeito com o andamento das duas empreitadas, sublinhando que ambas dispõem de financiamentos activos e de condições técnicas e legais asseguradas, o que permite avançar para a sua conclusão dentro dos prazos estabelecidos, concretamente até Julho do corrente ano.

    No âmbito da sua agenda de trabalho à província do Huambo, o Ministro constatou igualmente as obras da estrada que liga o bairro Santo António ao Aterro Sanitário, no município sede, bem como o mercado em construção na referida zona, no quadro da responsabilidade social do empreiteiro. Os trabalhos decorrem a bom ritmo, estando prevista a conclusão do pavimento flexível até Julho do ano em curso, enquanto o pavimento rígido deverá ser executado no primeiro trimestre de 2027.