• MULHERES NO HUAMBO APRIMORAM CONHECIMENTOS SOBRE O CÂNCER DO COLO ÚTERO


    Mais de duzentas mulheres de vários extractos sociais no Huambo, aprimoraram na tarde de Quinta-feira (27.03.2025), conhecimentos sobre o câncer do colo do útero, numa iniciativa do gabinete provincial da saúde, no âmbito da jornada Março Mulher.

    O certame que aconteceu no auditório do hospital sanatório, teve como preletora a Médica Ginecologista e Obstetra, da maternidade do hospital geral do Huambo, Ana Teresa Rodrigues, que na ocasião fez saber que cerca de 78 milhões de mulheres em cada ano,são diagnosticadas com câncer do colo do útero, segundo a organização mundial da saúde.

    Ana Teresa, que falava para mais de 200 mulheres, disse ainda que, 5% entre as 78 milhões de mulheres diagnosticadas tem idade abaixo dos 35 anos, com uma taxa de mortalidade de 266 mil mulheres, sendo que 87% destas mortes ocorrem em África. Segundo a especialista, em Angola até 2022, mais de 3 mil casos foram diagnosticados, dos quais, mil resultaram em óbitos, registradas pelo Instituto Angolano do control do câncer do útero.

    Ana Teresa, aconselhou as mulheres com idades compreendidas entre os 25 a 65 anos de idade, a fazerem o exame papanicolau duas vezes por ano.

    O certame foi marcado igualmente com a realização de uma sessão de ginástica rítmica.