• MUNICÍPIO DO BAILUNDO ACOLHEU O ACTO PROVINCIAL DO DIA NACIONAL DO EDUCADOR


    Sob o lema “Aprender com tecnologia, inovar com criatividade e transformar com paixão”, o município do Bailundo recebeu nesta quinta-feira, o acto provincial antecipado do 22 de Novembro, Dia Nacional do Educador.

    O evento, realizado no Clube Recreativo do Bailundo, foi presidido pelo Director Provincial da Educação, Mário Rodrigues, em representação do Governador da Província do Huambo.

    Durante a sua intervenção, Mário Rodrigues recordou que a data remonta a 1977, quando o saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto lançou a campanha de alfabetização em Luanda. Oficializada em 1978, passou a ser uma referência nacional na valorização dos profissionais da educação.

    O responsável destacou na ocasião que ser educador é uma vocação construída na prática e na reflexão, exigindo compromisso com a formação humana, a transformação da conduta dos alunos, a inclusão escolar e a preservação dos valores cívicos e patrióticos.

    Mário Rodrigues , reconheceu os desafios enfrentados pelos docentes e sublinhou que o governo do Huambo tem como prioridade a melhoria das infraestruturas escolares, o aumento de salas de aula, a criação de pequenas bibliotecas, a aquisição de meios informáticos e manuais didácticos, bem como o apoio às escolas construídas por iniciativa das comunidades.

    Já o Administrador Municipal do Bailundo, Celestino Piedade Chiquela, enalteceu a escolha do município para acolher o acto, destacando o simbolismo da celebração no contexto dos 50 anos da Independência Nacional e a importância de preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor.

    O acto antecipado em alusão ao dia do educador, com a participação de representantes dos 17 municípios, foi marcado por vários momentos.