• OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO CUNENE, NO MUNICÍPIO DO SAMBO EM FASE CONCLUSIVA


    O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Edgar Marcelino dos Santos Hilário constatou nesta Quarta-feira (26.03.2025), o andamento dos trabalhos de finalização das obras de construção da ponte sobre o rio Cunene e do troço de mais de 30 quilômetros, que faz a ligação entre a sede da província do Huambo e o município do Sambo.

    Com 2 fachas de rodagem, 7.5 metros de largura, 45 metros de comprimento, com capacidade para suportar até 60 toneladas de carga, a empreitada enquadra-se no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Município-PIIM e encontra-se já concluída na ordem de 100% de execução física. Neste momento decorrem apenas trabalhos de finalização da intervenção do troço para a sua reabertura a população.

    A inauguração da ponte sobre o rio Cunene, esta prevista para o próximo mês de Abril de 2025 e vai permitir maior mobilidade entre o município do Sambo e a sede da província do Huambo, facilitando assim a circulação de pessoas e bens, bem como melhorar o processo de escoamento dos produtos do campo para as grandes superfícies comerciais.

    No final da visita a ponto do rio Cunene, o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas deixou ao INEA-Huambo e ao Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas orientações precisas, relativamente a necessidade da realização de ensaios de carga, correção dos ângulos dos taludes e plantação de vegetação para evitar o deslizamento de terra, bem como a sinalização da ponte, respectivamente.

    Após a visita a ponte sobre o rio Cunene, Edgar Hilário, segue para no municípios do Londuimbali, onde visitou as obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento da administração municipal do Londuibali, a central térmica híbrida, empreitada de construção e apetrechamento do complexo residencial administrativo, a estrada que liga o município do Londuibali ao município da Galanga. Já no município do Alto-Hama, visitou a central eléctrica, terreno identificado para a construção do comando municipal da Polícia Nacional, do futuro hospital municipal e da escola politécnica do Alto Hama, e o terreno para a construção da Arena Cultural.