• PROGRAMA KWENDA ALARGA NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS NO HUAMBO


    Aconteceu nesta quarta-feira (02.04.2025), no auditório do governo provincial do Huambo, a apresentação do projecto de alargamento do número de beneficiários e a adição de outros categorias previstas na política nacional de acção social, no âmbito da implementação do programa kwenda urbano.

    O programa tem como foco, o apoio á famílias com membros permanentes a categoria de vulnerabilidade específica e económica que na fase piloto, serão contempladas por provinciais 2.500 pessoas, onde cada uma receberá um valor estimado de 66 mil kwanzas, correspondente a duas prestações trimestral.

    Durante a apresentação do projecto a Diretora provincial do FAS, Chimuma De de Oliveira, fez saber que na primeira fase a previsão é de iniciar com cinco categorias de vulnerabilidade social, sendo pessoas com albinismo, deficiência, idosos em situação de dependência física, económica, risco de exclusão social, ou isolamento, pessoas que padecem de enfermidades crônicas ou cuidados contínuos de saúde, crianças e jovens com cuidados especiais em situação de vulnerabilidade.

    Chimuma de Oliveira, disse ainda que a medida poderá contribuir para a materialização da estratégia nacional de inclusão financeira do governo, pelo facto de exigir que os beneficiários abram contas bancárias solidárias para receberem as transferências sociais monetárias.

    Na sua intervenção, o governador Pereira Alfredo, disse que o programa de alargamento trás consigo uma viragem no escopo de atendimento ao Kwenda que tem que ver com a abrangência a um seguimento muito especial, que embora vivam em zonas urbanas, carecem da proteção do Estado.

    Pereira Alfredo, entende que a informação não deveria só ficar com os órgãos do Estado, mas sim partilhar com as demais entidades que naturalmente acompanham alguns seguimentos que se enquadram na categoria de mais vulneráveis, para ver se também sintam algum alívio, tendo em conta com algumas dificuldades que atravessam no dia a dia.

    De referir que, com o alargamento do projecto pretende-se também dar apoio na compra de cremes e óculos para beneficiar pessoas com albinismo, e para o reforço do transporte nas sessões de hemodiálise, no caso dos pacientes e para a compra de alimentos para pessoas vivendo com HIV-SIDA.

    Participaram do acto, membros do governo, administradores municipais, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e demais convidados.
    O programa Kwenda é uma iniciativa do governo angolano voltada para o desenvolvimento económico e social, com especial foco na melhoria das condições de vida da população, na promoção do empreendedorismo e inclusão financeira.