• REABILITAÇÃO DO TROÇO HUAMBO-ALTO HAMA VAI MELHORAR A MOBILIDADE E IMPULSIONAR O CRESCIMENTO ECONÓMICO DA REGIÃO


    A reabilitação da Estrada Nacional 120, no troço Huambo–Alto Hama, numa extensão de 68 quilómetros, foi formalmente consignada nesta segunda-feira 8 de Setembro, durante uma cerimónia realizada no município do Alto Hama.

    O acto, presidido pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, na presença do governador da província do Huambo, Pereira Alfredo, marcou o lançamento oficial da empreitada, dividida em três lotes que abrangem as localidades da Chipipa, Chitanda e Chitatamela.

    Segundo o ministro, a intervenção será executada de acordo com as normas técnicas mais exigentes, garantindo uma infraestrutura rodoviária de qualidade e durabilidade, capaz de suportar o intenso tráfego pesado. “Esta estrada vai reduzir o tempo de viagem e facilitar a mobilidade não apenas entre o Huambo e o Alto Hama, mas também para quem circula entre o sul, a capital e o norte do país”, sublinhou.

    Na ocasião, o governador Pereira Alfredo destacou que a consignação da obra representa um marco importante para o desenvolvimento regional, a par de outros investimentos em curso, como a linha de transporte de energia eléctrica recentemente lançada no município.

    Pereira Alfredo, reconheceu que mais serviços sociais chegarão gradualmente para melhorar a qualidade de vida das comunidades.

    O administrador municipal do Alto Hama, Wilson Tchuvila, manifestou satisfação em nome da população, referindo que a obra vai facilitar a circulação de pessoas e bens, reduzir o tempo de viagem e contribuir para a conservação dos meios de transporte.

    Com um investimento global superior a 60 mil milhões de kwanzas, as obras terão um prazo de execução de 12 a 16 meses e deverão criar cerca de 450 postos de trabalho, priorizando a contratação da juventude local.