A 3ª sessão do governo da província do Huambo, realizada nesta quinta-feira(20.03.2025), sob orientação do governador Pereira Alfredo, recomendou o reforço da recolha e tratamento dos resíduos sólidos produzidos nas cidades e vilas, uma acção que deve contar com o engajamento das comunidades e demais parceiros.
A sessão recomendou igualmente que se faça a elaboração de estudos, para se aferir recursos mais adequados que garantam um melhor saneamento básico das municipalidades.
No final da sessão o administrador municipal do Huambo, Francisco Jamba Kata, realçou a necessidade das comunidades participarem desse processo, fazendo o depósito dos resíduos de forma adequada, por formas a se manter a urbe limpa.
Francisco Kata, fez saber que nos próximos dias vão intensificar as acções de sensibilização para a mudança de consciência dos munícipes e para o engajamento das entidades públicas e privadas com a implementação da taxa do poluidor/pagador, para a melhoria do saneamento básico da cidade e arredores.
Dentre outros assuntos a sessão aprovou igualmente o plano de acção de apoio a candidatura da cidade do Huambo a rede de cidades criativas da UNESCO, com enfoque na literatura, visando transformar o Huambo num centro de criatividade literária, promovendo o desenvolvimento cultural, social e económico.
Segundo o director do gabinete provincial da cultura e turismo, Jeremias Chissanga, a inscrição, fortalece o papel da província enquanto cidade académica e com uma praça literária muito forte, possuindo mais de 5 associações literárias activas, um centro cultural de referência e bibliotecas.
Jeremias Chissanga, disse ainda que a candidatura feita no passado mês de Fevereiro do ano em curso, com previsão dos resultados a serem anunciados no mês de Junho, na cidade do México, obedeceu 20 acções, assim como o registo de todo o seu ecossistema literário, criação de espaços literários, jardins de leitura e a instalação de bibliotecas ao ar livre.
O referido plano, tem como principais objectivo de fortalecer a criação e produção cultural, promover a criatividade e expressões criativas, melhorar o acesso a cultura e promover a cooperação internacional entre as cidades membros, compartilhando experiencias e conhecimento para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Foi também apresentada a síntese informativa sobre a arrecadação de recursos consignados locais do mês de Fevereiro de 2025, na província do Huambo, tendo os órgãos dependentes, que operam os portais do munícipe e de serviços, totalizando um valor de mais de 117 milhões de kwanzas, representado um crescimento na ordem de 27% em relação ao mês de Janeiro. Estes recursos arrecadados, têm sido destinados para a melhoria da prestação dos serviços públicos, como saneamento básico, expansão da iluminação pública, manutenção de equipamentos sociais, dentre outros.
Os membros a 3ª Sessão Ordinária, tomaram conhecimento do resumo preliminar da primeira época do ano agrícola 2024/2025, do plano de estratégia e desafios para o aumento da produção do café na província do Huambo; das actividades e constrangimentos do sector florestal, propostas e soluções, bem como dos três pilares no processo de produção e certificação de sementes.