O vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, Edgar Hilário, desenvolveu nesta segunda-feira (17.03.2025), uma jornada de trabalho com objectivo de se inteirar do real funcionamento da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade-ENDE, no Huambo.
Edgar Hilário, antes da actividade de campo, participou de uma reunião onde foi apresentado o plano de actividades do dia, e interagiu com a direcção da empresa e funcionários, tendo incentivado uma maior entrega e dinâmica nas acções diárias, para a satisfação dos anseios dos consumidores.
Acto continuo, Edgar Hilário, visitou as instalações da ENDE, onde recebeu igualmente informações sobre a actual capacidade do fornecimento de energia eléctrica a nível da província, que ronda nos mais de 60 MW, distribuídos aos 118 mil e 575 clientes controlados.
Neste momento a dívida dos clientes da ENDE, está orçada em mais de 10 mil milhões de kwanzas, e a grande preocupação apresentada pelo director Manuel Felipe Nascimento, está relacionada aos constantes actos de vandalismo dos equipamentos eléctricos, entre cabos, torres e armários, fundamentalmente nos municípios da Caála e Huambo.
O responsável defendeu o reforço na realização de campanhas de sensibilização, com o envolvimento de todos os intervenientes e a responsabilização criminal dos envolvidos, para se inverter o quadro.
De realçar que o vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, terminou a sua jornada de campo no bairro do Benfica, onde constatou o estado actual da subestação eléctrica e o centro médico da ENDE.