• VICE-GOVERNADOR DESTACA DINAMISMO CULTURAL DO HUAMBO NO SHOW DE SALIF KEITA


    O vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, afirmou no final do Show Internacional do músico maliano Salif Keita, que a programação cultural em curso na província, resulta de uma visão estratégica do governo do Huambo, que pretende tornar a província dinâmica, activa e criativa no domínio cultural.

    Angelino Elavoco, que falava em representação do governador da província do Huambo, sublinhou que a cidade é candidata a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, lembrando que para o sucesso desta candidatura é necessário que a província continue a registar iniciativas culturais de grande dimensão, como o concerto de Salif Keita.

    “Associado a este esforço, estão também outras medidas de política cultural em curso. Há cerca de três ou quatro meses, por exemplo, realizou-se o primeiro festival de Ochinganje, com grande impacto, e por orientação do governador, estão a ser criadas condições para a institucionalização do Festival do Olundongo, uma dança já reconhecida como património histórico-cultural nacional”, realçou o governante.

    O espetáculo, realizado este domingo no Centro Cultural Manuel Rui Monteiro, contou com lotação esgotada, com a actuação da cantora angolana Edna Mateia, que antecedeu a entrada do artista conhecido como “A Voz de Ouro de África”.

    O concerto que aconteceu no âmbito dos festejos dos 50 anos de independência, encerrou em clima de celebração, deixando no público a sensação de ter vivido um momento histórico de consagração da música africana e da identidade cultural.