O vice-governador para o sector político, social e económico, Angelino Elavoco, destacou nesta quinta-feira 28 de Agosto, a importância do conhecimento científico para a transformação social, inclusão e desenvolvimento do país.
Falando em representação do governador da província, Pereira Alfredo, durante a cerimónia de outorga de diplomas de licenciatura e mestrado do ISCED-Huambo, o responsável sublinhou que o acto representa não apenas a consagração do esforço, dedicação e resiliência dos diplomados, mas também o compromisso da instituição com a produção e disseminação do conhecimento, a formação de profissionais qualificados e a construção de uma sociedade mais justa, consciente e participativa.
“Este é um momento especial que traduz a perseverança de cada graduado, o espírito patriótico de quem acredita que o saber é a via para melhor servir Angola, e também a resiliência de um povo que há cinco décadas conquistou o direito de ser dono do seu destino”, afirmou.
Angelino Elavoco incentivou os mais de 400 novos licenciados e mestres a celebrarem a conquista e a colocarem em prática as competências adquiridas, recordando que o seu papel será fundamental no avanço da investigação científica, no desenvolvimento humano e no fortalecimento da inclusão social, tendo referido que os mesmos são verdadeiros agentes de transformação social.
O governante destacou ainda que o país passa a contar com mais mestres em ciências da educação e conservação da natureza, para além de licenciados em áreas como Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Pedagogia, Português, Psicologia e Química, um ganho valioso em capital humano, que contribuirá para o reforço da produção científica e do processo de transmissão do conhecimento, indispensáveis à construção e desenvolvimento de Angola.
Já o presidente do ISCED-Huambo, Alfredo Paulo, considerou que o evento celebra não apenas a conclusão de uma etapa académica, mas também a sementeira de frutos que hão de transformar a sociedade, numa altura em que Angola celebra os seus 50 anos de Independência Nacional.
O gestor garantiu que a instituição que dirige, mais do que transmitir conhecimentos, tem como missão formar profissionais críticos, criativos e comprometidos com o progresso social. Incentivou ainda os diplomados a apoiarem o Executivo angolano na concretização das metas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) e na estratégia de melhoria do sistema de ensino.
O evento, que decorreu no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, ficou igualmente marcado por uma aula magna subordinada ao tema “Ética e Cidadania”, pela entrega de menções honrosas aos estudantes mais destacados e por momentos culturais.